Saturday, February 24, 2007

DKNY 1

No documento GRAMÁTICA DA MENSAGEM VISUAL, Alda Pereira reproduz este cartaz publicitário da marca DKNY.





O que vemos? Ao centro da imagem um relógio num pulso másculo. Um rosto de um americano solitário, (cliché das campanhas da Camel e Marlboro). Uma paisagem hollywoodesca com uma longa estrada ao centro que nos conduz às montanhas (a lembrar a Route 46 onde James Dean se tornou um mito eterno).Temos portanto elementos que reforçam o cunho fortemente americano que a marca DKNY nos tem habituado.

Uma pesquisa mais apurada elucidou-me. Trata-se de um cartaz construído a partir de um outdoor cinematográfico iserido na campanha de 2004 da marca: Road Stories. Vejamos:

Este cartaz confirma as suspeitas: a paisagem mantém-se,
não há relógio e o actor é fotografado noutro ângulo. Toda a estética da campanha remete para o cinema: fotografia de grande formato e texto informativo com o elenco e equipa técnica em baixo centrado. Road Stories é o nome do filme e da campanha vejamos um pouco de uma das curtas metragens que a compõem.

http://www.youtube.com/watch?v=Ly-Pg7GYa3E

Road Stories é sobre duas mulheres que que viajam de Nova Iorque até Los Angeles. Uma é jornalista a outra uma atriz/fotógrafa. Uma espécie de American motel culture vai percorrendo todo o filme, marcada por momentos de forte sensualidade. O objectivo é apresentar quase subliminarmente a colecção de roupa e de acessórios, envolvendo o consumidor através do discurso fílmico.




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